Alma de Escritor

ESCRITORES DE ALMA NÃO ESCREVEM;
CEDEM SUAS MÃOS PARA SEREM USADAS
COMO INSTRUMENTO DIVINO.



segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Sepé Tiarajú / Herói Nacional






Sepé Tiarajú agora é herói nacional.
Lei sancionada pelo presidente em exercício José de Alencar, eleva o índio missioneiro ao mesmo patamar de personalidades históricas, como; Tiradentes, Santos Dumont e Zumbi dos palmares.
Passados duzentos e cinqüenta anos de sua morte, o projeto de autoria do deputado federal Marco Maia (PT) coloca o grande defensor da terra missioneira, por lei, a figurar no Livro dos Heróis da Pátria brasileira.
- Chegou à vez de prestarmos o devido reconhecimento à história de coragem e de luta de nosso herói - Sepé Tiarajú -, pelo direito a terra. Afirmou o deputado.
- Esta terra tem dono! Bradou o caudilho quando Portugal e Espanha, após assinarem o tratado de Madri, obrigavam cerca de 50 mil índios cristãos a abandonar suas cidades, igrejas, lavouras, fazendas, gado e também os campos santos onde estavam enterrados seus ancestrais.
Insurgindo-se contra esse tratado, Sepé Tiarajú liderou a resistência dos índios Guaranis.
O caudilho que trazia um lunar estampado na testa tombou combatendo no Batovi, hoje município de São Gabriel, no dia 7 de Fevereiro de 1756.
Com destreza felina e coragem de um predestinado, enfrentou tropas espanholas e portuguesas portando arco, flechas e lanças.
Três dias após sua morte, mil e quinhentos índios foram trucidados na batalha do Caiboaté.
O povo do Rio Grande do Sul, por conta própria, o transformou em santo popular e nominou uma cidade com o nome - São Sepé -.

2 comentários:

  1. Nossos guerreiros estão se perpetuando, emocionante de ver. Bju Prica

    ResponderExcluir
  2. É verdade, Prica. Feliz do povo que tem um história de luta para contar. Bjus.

    ResponderExcluir